14 de janeiro de 2014

Como Ir do Aeroporto de Gatwick ao Centro de Londres



Bem vindos ao aeroporto de Gatwick, o segundo maior de Londres!

O aeroporto de Gatwick, localizado a 45 quilômetros do centro Londres, é o segundo maior aeroporto da cidade e o segundo mais movimentado do país, atrás apenas de Heathrow, com cerca de 250 mil aterrisagens e decolagens por ano.

O London Gatwick Airport (LGW), que oferece vôos a toda a Europa, e também Dubai, Vietnã e Caribe, possui dois terminais, o South e o North, conectados por um mini-trem, ou monorail. Ambos os terminais possuem todas as conveniências que se espera de um grande aeroporto internacional, com várias opções de compras, não somente na área de embarque, mas também nas áreas comuns. Para quem chega, existe um minúsculo free shop próximo à saída, casas de câmbio, guichê de aluguel de carros, reserva de hotéis, e (quase) tudo o que você imaginar.

Logo à saída do aeroporto, você vai encontrar um ponto de táxi, e espere pagar pelo trajeto ao centro de Londres o valor amargo de mais ou menos £80.

Até o Jamie Oliver tem um carrinho de lanche no aeroporto de Gatwick

Existem várias formas de ir do aeroporto de Gatwick ao Central London usando transporte público, que é também a maneira mais rápida e viável de se chegar centro de Londres. Porém para quem viaja em família ou em grupo, é bom fazer as contas, pois possivelmente o que é barato para uma pessoa ou casal, acaba aindo muito caro para uma grupo de 4 pessoas, por exemplo. As opções são as seguintes:

ÔNIBUS

Várias empresas fazem o transporte entre Gatwick e Central London, e você pode comprar as passagens ainda em casa, pela internet. Duas empresas dominam esse itinerário e fazem o trajeto em 1 hora e 20 minutos:

National Express
A National Express, cuja passagem mais barata para Victoria station custa £6,50 por pessoa, somente ida. Eles também tem um ônibus que conecta Gatwick ao aeroporto de Heathrow, todos com wifi a bordo.

Easybus
A Easybus pertence ao empresário-empreendedor Sir Stelios Haji-Ioannou, dono da Easyjet e praticamente tudo que seja Easy. A Easybus opera com vãs, cuja parada final é no bairro de Earls Court, bairro do oeste de Londres. O preço da passagem começa a partir de £2 por pessoa por trajeto, dependendo do horário da viagem e data de compra. Como sempre, quanto antes você comprar sua passagem, mais em conta será o preço.

TREM

A estação de onde partem os trens para Londres e outras cidades, está localizada no South Terminal. Para ir de um terminal ao outro, é preciso tomar um shuttle train, que é gratuito e sai a cada 5 minutos. A viagem do aeroporto de Gatwick às estações centrais de London Victoria, London Bridge e arredores é muito fácil, com as seguintes opções: 

Gatwick Express
É o trem mais popular e com fama de mais rápido para se chegar ao centro de Londres, mas a realidade não é bem assim. Sua última parada é a estação de London Victoria. boa para quem se hospeda nas proximidades do Palácio de Buckingham, Parlamento ou Notting Hill.

O Gatwick Express é apenas uma das formas de se transladar do aeroporto de Gatwick a Londres

A viagem de trem demora meia hora e os preços são £17.70 só ida (single), £31.05 ida e volta (anytime return) ou £23.60 (anytime day return), esta última válida apenas para ida e volta no mesmo dia. As passagens podem ser compradas pelo site do Gatwick Express e você imprime sua própria passagem em casa.

First Capital Connect
Esta empresa possui trens que ligam a cidade de Brighton, na costa sul do país, à cidade de Bedford, ao norte de Londres, e é a única com trens durante as 24 horas. Neste trajeto, o trem passa pela estação de London Bridge (28 minutos), no centro da capital britânica, e também pelo aeroporto de London Luton (LTN). London Bridge é ideal para quem se hospeda na região da City, Shoreditch, Waterloo ou Strand, e possui duas linhas de metrô, a Northern e a Jubilee.

Para quem mora ou vai se hospedar nos bairros do sul de Londres (aqueles com código postal começando com SE, por exemplo), pode ser interessante fazer uma conexão na estação de East Croydon (entre 14 minutos e 30 minutos de duração), onde você pode fazer conexão a diversos bairros do sul de Londres, se for o caso.


É bom lembrar que você pode comprar sua passagem de ônibus ou trem/comboio ao chegar ao aeroporto, porém os preços costumam ser mais altos que na internet.


E então, você já fez o translado de Gatwick a Londres com outra empresa? Conte pra gente!


Curta o Viaje com Pedro no Facebook.
Siga o Viaje com Pedro no Twitter.
Siga o Viaje com Pedro no Instagram.
Siga o Viaje com Pedro no Google+.

Outros Posts:
- Calendário Londres 2014: Quando Seu Hotel Custa Mais (ou Menos)
- Londres Chegou às Alturas! - O Teleférico Emirates Air-Line
- 25 Curiosidades Sobre o Metrô de Londres
Southend, o Sexto Aeroporto de Londres






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...